Quais são os tipos de vinho tinto?


Vinho Tinto





vinho tinto é o mais conhecido e consumido no mundo. Uma bebida democrática, que possui um amplo leque de sabores e texturas, o que faz com que o vinho tinto possa ser consumido em diversas ocasiões, seja em um jantar com os amigos ou na beira de uma piscina. Além disso, o consumo moderado também ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares. O vinho tinto pode ser fabricado através da fermentação de diversas uvas tintas, tanto para vinhos de uma única casta, também conhecidos como varietais, ou para blends de vinhos tintos, com uma combinação de diversas uvas. 

 

Quais são os tipos de vinhos tintos?

 

Cada tipo de vinho tinto possui um sabor e aroma diferente, por isso a seguir trouxemos as características dos principais vinhos tintos disponíveis na Overwine.


Touriga NacionalConhecida como a rainha das tintas portuguesas, a Touriga Nacional é a uva ícone de Portugal! Seus vinhos costumam apresentar bom teor alcoólico, uma ótima concentração de cor e elevada complexidade. De uma forma geral, são vinhos de sabor intenso e taninos finos – o que faz com que sejam ótimas opções para aqueles que preferem os rótulos mais marcantes.


Cabernet Sauvignon: é um dos vinhos tintos mais famosos e apreciados do mundo, sendo uma ótima escolha para quem gosta de bebidas encorpadas e marcantes. Na hora de harmonizar, as carnes vermelhas sempre caem bem.

Trincadeira: Originária de Portugal, sendo cultivada nas regiões vitivinícolas do Alentejo, Douro e Tejo. 

A Trincadeira também é conhecida como Tinta Amarela, Trincadeira Preta, Mortágua, Preto Martinho, Espadeiro, Murteira, Crato Preto, Castiço e Santarém.

Os vinhos Trincadeira são elegantes, contando com boa acidez e taninos refinados. No nariz, revelam notas florais, nuances herbáceas, aromas de frutas vermelhas, como framboesa, além de toques de especiarias, como pimenta, cravo e canela.

O vinho Trincadeira combina bem carnes vermelhas, porco, cordeiro e vitela.

Castelão: Originária de Portugal, sendo cultivada nas regiões vitivinícolas do Alentejo, Douro, Lisboa e Setúbal.

Os vinhos elaborados com a uva Castelão são estruturados, contando com taninos marcantes e um grande potencial de guarda. No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas, como ameixa, groselha, framboesa e cereja, notas florais e toques de fumaça.

O vinho Castelão é um bom companheiro à mesa, harmonizando com pratos à base de carnes vermelhas, massas e risotos.

 

O que servir com vinho tinto?

 

Harmonização é a combinação perfeita entre o vinho e a comida. Para conseguirmos esse resultado é necessário encontrar um equilíbrio entre os sabores do prato e do vinho, para que um não se sobreponha ao outro. Existem algumas “regras” comuns que guiam na escolha do melhor vinho e ajudam a não errar. Um método é o de harmonização por semelhançaPara que os sabores entrem em equilíbrio, é importante que pratos simples venham com vinhos de sabor simples enquanto pratos encorpados ficam bom com vinhos encorpados. Assim não corre o risco de um ofuscar o outro.


Quer saber mais sobre vinhos tintos? Fique conectado com a gente!

E para melhorar ainda mais a sua experiência, confira nossos tintos disponíveis no site!


Postar um comentário

0 Comentários